O MAPA ESTRATÉGICO DO EMPREENDEDOR
12 dicas para o sucesso
Nada melhor
do que o tempo para nos ensinar como fazer e ser melhor. Na vida e nos negócios
é preciso saber porque ganhamos e porque perdemos, e foi assim que eu criei o
Mapa Estratégico do Empreendedor, que nada mais é do que uma série de passos
importantes para que você atinja o sucesso no seu negócio. Agora compartilho com vocês o resultado destes
18 anos como empreendedor: 12 dicas para o sucesso!
1. Radar
O Primeiro
passo para quem quer empreender é estar de radar ligado para oportunidades de
negócios, tendências, pesquisas, avanços tecnológicos, entre outros. Não existe
uma fórmula mágica para estar com o radar ligado, entretanto, uma maneira
prática de encontrar oportunidades é participar de grupos de pesquisa, de
associações comerciais, setoriais regionais, fóruns e congressos, listas de
discussões online, viagens, tudo isto faz com que você esteja exposto a
informação, que acaba caindo no seu radar.
Uma vez
identificada uma oportunidade, é preciso entender de que maneira isto pode
virar um negócio, ou quais são as maneiras que podem fazer da sua ideia um
negócio. É neste momento que você precisa responder questões chaves: (i) O que
gera receita (ii) O que gera despesa (iii) Quais são as atividades chave (iv)
Que recursos você precisa para que esta ideia funcione (v) Quem é o público alo
(vi) Qual é o valor que você vai entregar com esta ideia (vii) Quem são os
concorrentes (viii) Quais são os riscos (ix) Quais sãos os canais de venda...
estas são apenas algumas perguntas que podem definir o seu modelo de negócio.
Uma ferramenta de construção de modelo de negócio que recomendo é o Canvas
Business Model Generation - www.businessmodelgeneration.com.
3. Plano de Negócio
Muitas
pessoas confundem modelo de negócio com plano de negócio, um depende do outro,
mas o plano de negócio tem que conter todas as perguntas mencionadas acima,
acompanhado ainda de um cronograma de execução, um orçamento, informações da
equipe de trabalho, sua experiência, entre outros.
4. Financiamento
O Brasil é
um dos únicos lugares no mundo onde capital de terceiro é mais caro que capital
próprio. O ambiente empreendedor não oferece linhas de financiamentos
compatíveis com a realidade do mercado, e isto faz com que muitos candidatos a
empreendedores desistam do projeto ou ainda, iniciem o projeto em condições
financeiras extremamente desfavoráveis. A realidade é que se você não tem um
histórico financeiro, ou se você não tem uma renda fixa, é muito difícil
acessar o crédito, e quando você tem a sorte de conseguir algum dinheiro para
investir, o custo deste capital de giro é extremamente elevado, variando entre
2% e 7% ao mês. Sendo assim, é importante ressaltar que qualquer pessoa
pretendo empreender tem que de alguma maneira contar com capital próprio, de
sócios, da família, dos amigos, enfim, um capital mínimo para dar os primeiros
passos. Depois disto, existem opções como os capitais semente, capital anjo, venture
capital, fundos de equity, entre
outros.
5. Prototipagem
Risco é uma
palavra que o empreendedor Brasileiro não leva muito a sério, que com certeza
tem sido um dos motivos dos altos índices de mortalidade “infantil” de
empresas. Uma maneira de reduzir riscos e testar o seu negócio é prototipar.
Encontrar uma maneira de rodar o seu projeto em micro escala, para testar as
várias premissas do seu plano negócio, sem envolver muitos recursos,
comprometimento com investidores, colaboradores, e obviamente os tão
assustadores “custos fixos”. Uma prototipagem bem feita reduz o seu risco e
ao mesmo tempo dá um bom feedback ao seu plano de negócio, com a experiência do
usuário/cliente já incorporada, que pode acelerar o crescimento do seu empreendimento
num futuro próximo.
6. Talentos
Agora que
você tem o plano de negócio, tem o recurso financeiro, já testou seu modelo de
negócio e suas premissas, chega o momento de atrair talentos, e novamente, mais
um desafio, o mercado é totalmente carente. Está cada dia mais difícil de achar
pessoas que consigam fazer “regra de três”, além disto cobrar resultado virou
blasfêmia. O sistema educacional forma pessoas que aprenderam a decorar livros
e citações, que não são capazes de
imaginar a teoria ensinada em sala de aula de uma maneira prática, e ai é muito
discurso e pouca solução. Falar em metas então, é outro desafio, pois ninguém
quer se comprometer, e com este “boom” do serviço público, concursos e mais
concursos, com salários muito acima da iniciativa privada, com benefícios e
benefícios, sem avaliação de desempenho... virou um oásis. Então a solução é
buscar pessoas que se identifiquem com a causa, com a razão de ser da empresa,
além de combinar remuneração fixa com variável, e criar um framework onde o
talento possa em algum momento realmente se tornar um sócio da empresa.
7. Burocracia
Chegou a
hora de colocar o negócio para rodar, e você precisa começar a lidar com a
burocracia Brasileira, que vai desde elaborar e registrar um Contrato Social
adequado (por favor, não aquele padrão que o contador faz), CNPJ, alvará municipal,
até o alvará dos bombeiros entre outros. Este processo demora no mínimo 45
dias, e pode levar alguns bons 90 dias. Na Inglaterra por exemplo, você pode
criar uma empresa pela internet e não demora mais que 1 dia. Você pode pensar
que tudo bem, é só se planejar... com certeza... mas todo este tempo já poderia
ser convertido em resultado, menos papel e mais ação. Outro fator importante é realizar uma boa
pesquisa tributária e trabalhistas ao redor do seu negócio para que não se
tenha nenhuma surpresa desagradável no decorrer do projeto.
8. Gerenciamento Financeiro
Com o
negócio andando, existe um fator crítico de sucesso que é gerenciar entradas e
saídas de recursos financeiros, contas a pagar e contas a receber, fluxo de
caixa, políticas de crédito, relatórios financeiros, orçado vs realizado, e por
ai vai. Se você não sabe quanto entra e quanto sai, qual o custo do produto
vendido, sua margem bruta, margem líquida, é impossível tomar decisões. Você não sabe nunca se o negócio está bom,
está ruim, onde pode melhorar, qual a meta de receita e despesa do ano. O fato
é que este é um dos principais motivos da mortalidade “infantil” de empresas.
Pesquisas realizadas pelo SEBRAE mostram que mais de 90% das micro e pequenas
empresas não tem um orçamento e este conjunto de controles financeiros. É
imprescindível ter um sistema de gerenciamento financeiro definido e operante
para que você tenha sucesso no seu empreendimento. Uma ferramenta simples que
tenho usado, e que é online e simples de usar é o Granatum, www.granatum.com.br.
9. Network
Sua rede de
contatos vale tanto quanto sua ideia, pois as pessoas precisam saber do seu
negócio, você vai precisar de
informação, seja para entender um processo burocrático na prefeitura, quanto
para atrair um investidor para o seu negócio. E aqui novamente, a dica é
viajar, participar de entidades empresariais, participar de fóruns e congressos
e assim por diante. Ande sempre com seu cartão de visitas no bolso, você nunca
sabe quando uma oportunidade irá surgir através da sua rede de contatos. Aos
interessados sugiro contato com organizações como a CONAJE - www.conaje.org.br, JCI - www.jci.com.br, AIESEC – www.aiesec.org.br, The HUB – http://saopaulo.the-hub.net, AMCHAM – www.amcham.com.br
, estes são apenas alguns exemplos que recomendo.
10. Marketing
Existe uma
lei antiga de mercado que diz que “toda oferta gera uma demanda”, sempre foi
assim e vai continuar sendo assim, as únicas coisas que mudaram foram as
maneiras de ofertar o seu produto ou serviço. É muito importante entender como
o marketing se encaixa no seu modelo de negócio e quais são as alavancas
financeiras e institucionais ligadas ao marketing. É preciso pensar no
marketing institucional e promocional, nos canais online e off-line, nas
aparições pagas e gratuitas, e sempre ter em mente que é o conjunto de ações de
marketing que vai fazer com que o seu negócio seja um sucesso. Ações isoladas e
desencontradas não vão trazer o efeito que você procura. Enganam-se as pessoas
que pensam que apenas com presença online, um vídeo no Youtube, uma fan page no Facebook vai fazer o seu negócio
acontecer, isto é só o início, você precisa identificar e planejar os outros
canais de promoção/vendas. Minha
indicação para quem busca ajuda para posicionamento online, é falar com o
pessoal da ODIG – www.odig.net, que é uma
agência especializada em Marketing Digital, e também o pessoal da Orium - www.grupoorium.com.br.
11. Gestão de Talentos
Recrutar
talentos é o primeiro desafio, e tão importante quanto recrutar, é saber reter.
Hoje as empresas precisam estar
preparadas para entender os anseios de seus colaboradores, mostrar a
importância da empresa para a vida dele, e da vida dele para empresa. É preciso
colocar a pessoa certa no lugar certo, criar políticas de reconhecimento e
recompensa, treinar, compartilhar, co-criar e muito mais. Existe um conjunto de
boas práticas que fazem com que a Empresa seja reconhecida como um bom lugar
para se trabalhar e que como consequência transforma sua equipe em uma equipe
de alta performance. Minha dica é buscar ferramentas como o Teamometer®, www.teamometer.com, que podem realizar um
raio x da sua equipe em relação as características de equipes de alta
performance.
12. Vendas
Provavelmente
se os 11 passos anteriores foram bem planejados e executados, você deve estar
vendendo muito, pois este é apenas o resultado de todo o seu esforço. De
qualquer maneira é importante fazer uma análise detalhada das suas vendas, como
por exemplo, margens por produtos, volume de venda por canal, as famosas curvas
ABC, prazo de pagamento por canal, prazo de pagamento por produto,
inadimplência por produto, inadimplência por canal, comportamento do consumidor,
sazonalidades entre outros. Tudo isto para que você seja capaz de passar um
feedback para o cliente, para os colaboradores, no intuito de melhorar sempre e
obviamente aproveitar oportunidades e eliminar ameaças.
Se você
conseguir balancear estes 12 passos no seu negócio, é quase certo que sua
empresa vai alcançar perpetuidade e seus clientes vão sempre estar extremamente
satisfeitos.
Com estes
12 passos, eu criei o que chamei de Mapa Estratégico do Empreendedor, que nada
mais é do que um guia básico dos fatores críticos de sucesso de um negócio. Não
é uma receita de bolo, pois cada empreendimento, cada negócio tem suas
particularidades, mas estes passos servem para nortear a tomada de decisão.
Para quem está começando é um bom guia para pensar o negócio, e para quem já
está com o negócio andando, é legal fazer uma avaliação para ver o que está
excelente e o que pode melhorar. Com certeza você vai se impressionar com os
resultados de uma simples auto-avaliação, muitos insights vão surgir.
Espero ter contribuido para que mais e mais empreendedores surjam por este Brasil, que mais do que nunca, é deste movimento que precisamos!
Lembre sempre, é preciso "Educar, Ousar, Inovar, Competir"!
Qualquer dúvida acesse www.sitedomauricio.com.br
Abraços
Mauricio Schneider
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