Wednesday, September 5, 2012

"Educar, Ousar, Inovar, Competir"!


O MAPA ESTRATÉGICO DO EMPREENDEDOR
12 dicas para o sucesso

Nada melhor do que o tempo para nos ensinar como fazer e ser melhor. Na vida e nos negócios é preciso saber porque ganhamos e porque perdemos, e foi assim que eu criei o Mapa Estratégico do Empreendedor, que nada mais é do que uma série de passos importantes para que você atinja o sucesso no seu negócio.  Agora compartilho com vocês o resultado destes 18 anos como empreendedor: 12 dicas para o sucesso!


1. Radar
O Primeiro passo para quem quer empreender é estar de radar ligado para oportunidades de negócios, tendências, pesquisas, avanços tecnológicos, entre outros. Não existe uma fórmula mágica para estar com o radar ligado, entretanto, uma maneira prática de encontrar oportunidades é participar de grupos de pesquisa, de associações comerciais, setoriais regionais, fóruns e congressos, listas de discussões online, viagens, tudo isto faz com que você esteja exposto a informação, que acaba caindo no seu radar.


 2. Modelo de Negócio
Uma vez identificada uma oportunidade, é preciso entender de que maneira isto pode virar um negócio, ou quais são as maneiras que podem fazer da sua ideia um negócio. É neste momento que você precisa responder questões chaves: (i) O que gera receita (ii) O que gera despesa (iii) Quais são as atividades chave (iv) Que recursos você precisa para que esta ideia funcione (v) Quem é o público alo (vi) Qual é o valor que você vai entregar com esta ideia (vii) Quem são os concorrentes (viii) Quais são os riscos (ix) Quais sãos os canais de venda... estas são apenas algumas perguntas que podem definir o seu modelo de negócio. Uma ferramenta de construção de modelo de negócio que recomendo é o Canvas Business Model Generation - www.businessmodelgeneration.com.


3. Plano de Negócio
Muitas pessoas confundem modelo de negócio com plano de negócio, um depende do outro, mas o plano de negócio tem que conter todas as perguntas mencionadas acima, acompanhado ainda de um cronograma de execução, um orçamento, informações da equipe de trabalho, sua experiência, entre outros.



4. Financiamento
O Brasil é um dos únicos lugares no mundo onde capital de terceiro é mais caro que capital próprio. O ambiente empreendedor não oferece linhas de financiamentos compatíveis com a realidade do mercado, e isto faz com que muitos candidatos a empreendedores desistam do projeto ou ainda, iniciem o projeto em condições financeiras extremamente desfavoráveis. A realidade é que se você não tem um histórico financeiro, ou se você não tem uma renda fixa, é muito difícil acessar o crédito, e quando você tem a sorte de conseguir algum dinheiro para investir, o custo deste capital de giro é extremamente elevado, variando entre 2% e 7% ao mês. Sendo assim, é importante ressaltar que qualquer pessoa pretendo empreender tem que de alguma maneira contar com capital próprio, de sócios, da família, dos amigos, enfim, um capital mínimo para dar os primeiros passos. Depois disto, existem opções como os capitais semente, capital anjo, venture capital, fundos de equity, entre outros.


5. Prototipagem
Risco é uma palavra que o empreendedor Brasileiro não leva muito a sério, que com certeza tem sido um dos motivos dos altos índices de mortalidade “infantil” de empresas. Uma maneira de reduzir riscos e testar o seu negócio é prototipar. Encontrar uma maneira de rodar o seu projeto em micro escala, para testar as várias premissas do seu plano negócio, sem envolver muitos recursos, comprometimento com investidores, colaboradores, e obviamente os tão assustadores “custos fixos”.   Uma prototipagem bem feita reduz o seu risco e ao mesmo tempo dá um bom feedback ao seu plano de negócio, com a experiência do usuário/cliente já incorporada, que pode acelerar o crescimento do seu empreendimento num futuro próximo.


6. Talentos
Agora que você tem o plano de negócio, tem o recurso financeiro, já testou seu modelo de negócio e suas premissas, chega o momento de atrair talentos, e novamente, mais um desafio, o mercado é totalmente carente. Está cada dia mais difícil de achar pessoas que consigam fazer “regra de três”, além disto cobrar resultado virou blasfêmia. O sistema educacional forma pessoas que aprenderam a decorar livros e citações,  que não são capazes de imaginar a teoria ensinada em sala de aula de uma maneira prática, e ai é muito discurso e pouca solução. Falar em metas então, é outro desafio, pois ninguém quer se comprometer, e com este “boom” do serviço público, concursos e mais concursos, com salários muito acima da iniciativa privada, com benefícios e benefícios, sem avaliação de desempenho... virou um oásis. Então a solução é buscar pessoas que se identifiquem com a causa, com a razão de ser da empresa, além de combinar remuneração fixa com variável, e criar um framework onde o talento possa em algum momento realmente se tornar um sócio da empresa.


7. Burocracia
Chegou a hora de colocar o negócio para rodar, e você precisa começar a lidar com a burocracia Brasileira, que vai desde elaborar e registrar um Contrato Social adequado (por favor, não aquele padrão que o contador faz), CNPJ, alvará municipal, até o alvará dos bombeiros entre outros. Este processo demora no mínimo 45 dias, e pode levar alguns bons 90 dias. Na Inglaterra por exemplo, você pode criar uma empresa pela internet e não demora mais que 1 dia. Você pode pensar que tudo bem, é só se planejar... com certeza... mas todo este tempo já poderia ser convertido em resultado, menos papel e mais ação.  Outro fator importante é realizar uma boa pesquisa tributária e trabalhistas ao redor do seu negócio para que não se tenha nenhuma surpresa desagradável no decorrer do projeto.


8. Gerenciamento Financeiro
Com o negócio andando, existe um fator crítico de sucesso que é gerenciar entradas e saídas de recursos financeiros, contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa, políticas de crédito, relatórios financeiros, orçado vs realizado, e por ai vai. Se você não sabe quanto entra e quanto sai, qual o custo do produto vendido, sua margem bruta, margem líquida, é impossível tomar decisões.  Você não sabe nunca se o negócio está bom, está ruim, onde pode melhorar, qual a meta de receita e despesa do ano. O fato é que este é um dos principais motivos da mortalidade “infantil” de empresas. Pesquisas realizadas pelo SEBRAE mostram que mais de 90% das micro e pequenas empresas não tem um orçamento e este conjunto de controles financeiros. É imprescindível ter um sistema de gerenciamento financeiro definido e operante para que você tenha sucesso no seu empreendimento. Uma ferramenta simples que tenho usado, e que é online e simples de usar é o Granatum, www.granatum.com.br.


9. Network
Sua rede de contatos vale tanto quanto sua ideia, pois as pessoas precisam saber do seu negócio,  você vai precisar de informação, seja para entender um processo burocrático na prefeitura, quanto para atrair um investidor para o seu negócio. E aqui novamente, a dica é viajar, participar de entidades empresariais, participar de fóruns e congressos e assim por diante. Ande sempre com seu cartão de visitas no bolso, você nunca sabe quando uma oportunidade irá surgir através da sua rede de contatos. Aos interessados sugiro contato com organizações como a CONAJE - www.conaje.org.br, JCI - www.jci.com.br, AIESEC – www.aiesec.org.br, The HUB – http://saopaulo.the-hub.net,  AMCHAM – www.amcham.com.br , estes são apenas alguns exemplos que recomendo.


10. Marketing
Existe uma lei antiga de mercado que diz que “toda oferta gera uma demanda”, sempre foi assim e vai continuar sendo assim, as únicas coisas que mudaram foram as maneiras de ofertar o seu produto ou serviço. É muito importante entender como o marketing se encaixa no seu modelo de negócio e quais são as alavancas financeiras e institucionais ligadas ao marketing. É preciso pensar no marketing institucional e promocional, nos canais online e off-line, nas aparições pagas e gratuitas, e sempre ter em mente que é o conjunto de ações de marketing que vai fazer com que o seu negócio seja um sucesso. Ações isoladas e desencontradas não vão trazer o efeito que você procura. Enganam-se as pessoas que pensam que apenas com presença online, um vídeo no Youtube, uma fan  page no Facebook vai fazer o seu negócio acontecer, isto é só o início, você precisa identificar e planejar os outros canais de promoção/vendas.  Minha indicação para quem busca ajuda para posicionamento online, é falar com o pessoal da ODIG – www.odig.net, que é uma agência especializada em Marketing Digital, e também o pessoal da Orium - www.grupoorium.com.br.


11. Gestão de Talentos
Recrutar talentos é o primeiro desafio, e tão importante quanto recrutar, é saber reter.  Hoje as empresas precisam estar preparadas para entender os anseios de seus colaboradores, mostrar a importância da empresa para a vida dele, e da vida dele para empresa. É preciso colocar a pessoa certa no lugar certo, criar políticas de reconhecimento e recompensa, treinar, compartilhar, co-criar e muito mais. Existe um conjunto de boas práticas que fazem com que a Empresa seja reconhecida como um bom lugar para se trabalhar e que como consequência transforma sua equipe em uma equipe de alta performance. Minha dica é buscar ferramentas como o Teamometer®, www.teamometer.com, que podem realizar um raio x da sua equipe em relação as características de equipes de alta performance.


12. Vendas
Provavelmente se os 11 passos anteriores foram bem planejados e executados, você deve estar vendendo muito, pois este é apenas o resultado de todo o seu esforço. De qualquer maneira é importante fazer uma análise detalhada das suas vendas, como por exemplo, margens por produtos, volume de venda por canal, as famosas curvas ABC, prazo de pagamento por canal, prazo de pagamento por produto, inadimplência por produto, inadimplência por canal, comportamento do consumidor, sazonalidades entre outros. Tudo isto para que você seja capaz de passar um feedback para o cliente, para os colaboradores, no intuito de melhorar sempre e obviamente aproveitar oportunidades e eliminar ameaças.

Se você conseguir balancear estes 12 passos no seu negócio, é quase certo que sua empresa vai alcançar perpetuidade e seus clientes vão sempre estar extremamente satisfeitos.

Com estes 12 passos, eu criei o que chamei de Mapa Estratégico do Empreendedor, que nada mais é do que um guia básico dos fatores críticos de sucesso de um negócio. Não é uma receita de bolo, pois cada empreendimento, cada negócio tem suas particularidades, mas estes passos servem para nortear a tomada de decisão. Para quem está começando é um bom guia para pensar o negócio, e para quem já está com o negócio andando, é legal fazer uma avaliação para ver o que está excelente e o que pode melhorar. Com certeza você vai se impressionar com os resultados de uma simples auto-avaliação, muitos insights vão surgir.



 Espero ter contribuido para que mais e mais empreendedores surjam por este Brasil, que mais do que nunca, é deste movimento que precisamos!

Lembre sempre, é preciso "Educar, Ousar, Inovar, Competir"!

Qualquer dúvida acesse www.sitedomauricio.com.br

Abraços

Mauricio Schneider


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